Reflexão sobre Estágio ESM 4
Aluno: João César Teixeira de Melo
Meu estágio está sendo realizado na Paróquia Santo Antônio, na Igreja Catedral com um grupo de adolescente – EAC (Encontro de Amizade Cristã), com mais ou menos 40 adolescentes. O objetivo está sendo alcançado. Os adolescentes além de receberem uma formação religiosa, cristã e humana na vivência da amizade cristã e no compromisso de ajudar nas Santas Missas animando as celebrações litúrgicas com cantos e coleta das ofertas. Percebe-se que os adolescente estão assimilando e entendendo o sentido da música litúrgica em cada parte da celebração.
A educação musical contemporânea demanda a construção de novas práticas que dêem conta da diversidade de experiências musicais que as pessoas estão vivendo na sociedade atual. Assim, transitar entre o escolar e extra-escolar, o “formal” e o “informal” o cotidiano e o institucional, torna-se um exercício de ruptura com os modelos arraigados que teimam em se manter separadas esferas que na experiência vivida dialogam. (ARROYO, 2000, p.89 apud Wille, 2005, p.41).
Percebe-se que existe ma divercidade de experiências musicais extra curricular onde acontece o agir e o fazer musical. Os adolescents têm uma prática musical que não aprenderam em escolas de música mas sozinhos.
Muitas sociedades desenvolveram sistemas complexos de educação musical formal, tendo em comum um ou mais dos seguintes aspectos: planos de estudo, professores reconhecidos, notação musical, bibliografias, partituras, mecanismos de avaliação, etc. (GREEN, 2000).
Paralelamente à educação formal, existem, em todas as sociedades, outros métodos de transmissão e aquisição de competências e conhecimentos musicais. A isso, chama-se de Práticas de Aprendizagem Musical Informal, as quais em contraste com a educação formal, não recorrem a instituições de ensino, programas ou metodologias específicas, nem professores qualificados, nem mecanismos de avaliação ou certificados, diplomas e pouco ou mesmo nenhuma notação ou bibliografia. (GREEN, 2000)
Depois da experiência de quase quarto anos de estágio no ambiente escolar. Vejo que o fazer musical acontece também fora do ambiente escolar. Percebe-se que a aprendizagem musical informal é uma realidade onde os adolescents do EAC (Encontreo de amizade Cristã) da Paróquia Santo Antônio, tocam e cantam e a maioria não passaram por uma formação musical formal. Os adolescents que por ventura tiveram aula de violão de maneira formal, passam para os outros o que aprenderam e de maneira informal e vão desenvolvendo uma aprendizagem musical onde assimilam praticam e executam.
No decorrer das aulas cinco e seis fiz uma revisão das aulas anteriore e percebi que os adolescentes estão assimilando o que está sendo passado e estão interessados em tocar e cantar de maneira correta. Estão fazendo perguntas sobre outros cantos se podem ou nào serem cantados, tais como: o Pai nosso.
Na sexta aula falei sobre o canto de aclamação e o canto do ofertório.
5. Aclamação ao Evangelho: (IGMR 62-64)(Doc 79-302)
Letra: Tem que ter ALELUIA (louvor a Javé), exceto na Quaresma. É um convite para ouvir; é o anúncio da Palavra de Jesus. Deve ser curto, e tirado do lecionário, próprio do dia.
Música: De ritmo vibrante, alegra, festivo e acolhedor. Podem ser usados outros instrumentos.
6. Canto das oferendas: (IGMR 74)(doc 79-319)
É um canto facultativo. A equipe decide e combina com o padre. Caso não seja cantado, é oportuno um fundo musical (exceto Advento e Quaresma), até que as ofertas cheguem até o altar, cessando então, para que se ouça as orações de oferecimento que o padre rezará, então, em voz alta.
Letra: Não é tão necessário que se fale de pão e vinho. Pode falar do oferecimento da vida, etc...
Música: Melodia calma, suave. Uso de instrumentos suaves.
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