sábado, 6 de setembro de 2014

O meu estágio será realizado na Igreja Catedral Santo Antônio em Paracatu com um grupo de adolescente. EAC - (Encontro de amizade Cristã).
Trabalharei com o tema: Música Litúrgica

PROJETO ESM 4

Música Litúrgica


ROTEIRO DE PROJETO

1. TEMA DO PROJETO: Música Litúrgica

2. INTRODUÇÃO:
Este projeto será realizado na Paróquia Santo Antônio, na Igreja Catedral com um grupo de adolescente – EAC (Encontro de Amizade Cristã), com mais ou menos 40 adolescentes. Este grupo objetivo buscar uma formação religiosa, cristã e humana na vivência da amizade cristã e também ajudar nas Santas Missas animando as celebrações litúrgicas, na liturgia da palavra, cantos e coletas das ofertas. O trabalho é realizado um do mingo sim e outro não. As reuniões acontecem todos os  domingos às 09:00h e os ensaios todas as sextas-feiras às 18:00h.
Com este projeto, pretendo Ajudar na formação litúrgica e musical dos adolescentes para que cantem com melhor qualidade e melhor conhecimento musical. Pretendo ainda: Ampliar o repertório musical dos adolescentes, melhorar a prática musical, trabalhar as possibilidades musicais em conjunto, trabalhar dinâmica e a expressividade musical – (grave agudo; forte e fraco; suave, pausa).
            Este projeto justifica-se porque vai possibilitar os adolescentes terem um maior conhecimento sobre a música litúrgica.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Para Souza (2000, p. 176), “a tarefa básica da música na educação é fazer contato, promover experiências com possibilidades de expressão musical e introduzir os conteúdos e as diversas funções da música na sociedade, sob condições atuais e históricas”. Del Ben, (2001, p. 181), fala sobre a necessidade de conhecer as realidade dos nossos alunos e compreender como eles se relacionam com música fora da escola”.
Diante disso observando a participação dos adolescentes fora do ambiente escolar, percebi que eles tocavam e cantavam na igreja e como “o objeto primeiro da educação musical é facilitar o acesso à multiplicidade de manifestações musicais de culturas mais distantes” (p. 171), resolvi criar este projeto comtemplando a música litúrgica. O mesmo tem como princípio trabalhar a integração entre apreciar música, ou seja, as diferentes formas de ouvir e perceber a música; executar de forma consciente e crítica observando elementos presentes na audição também; desenvolver a criação musical em diferentes situações (arranjos, criação de motivos rítmicos e melódicos, composição de estruturas musicais etc), literatura sobre música e teoria musical.

4. OBJETIVO
4.1 GERAL
Formar musicalmente os adolescentes para que cantem a liturgia com melhor qualidade e conhecimento.
4.2 ESPECÍFICO
Ampliar o repertório musical;
Melhorar a prática musical;
Trabalhar as possibilidades musicais em conjunto;
Trabalhar dinâmica e a expressividade musical – (grave agudo; forte; suave e fraco).

5. REPERTÓRIO ou CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O repertório será:
1      Canto de Entrada
2      Canto de Perdão
3      Salmo reponsorial cantado
4      Canto de Glória
5      Canto de Aclamação ao Evangelho
6      Canto das Oferendas
7      Santo, cantado
8      Cordeiro, cantado
9      Canto de Comunhão
10   Canto Final.



6. METODOLOGIA:
Este projeto será realizado levando em consideração a literatura sobre música onde os alunos serão instruídos a respeito de timbre, agógica.
·      Explicar o sentido da música para o determinado momento litúrgico;
·      Analisar a letra da música;
·      Escutar e fazer uma apreciação da música;
·      Tocar e cantar.

7. RECURSOS DIDÁTICOS:
Apostilas, folhas de canto cifradas

8. RECURSOS MATERIAIS  
Violão, pandeiro, atabaque, data show,.

9. AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado mediante observação pela participação assimilação e execução.                                                          
A auto avaliação acontecerá diariamente, a cada aula através de uma revisão da aula ministrada.

10. CRONOGRAMA
Primeiro Bloco: – (Domingo)

1– Canto litúrgico
     Apresentação pessoal e conteúdo programático
·      O que é canto litúrgico?
·      Os diversos cantos na liturgia

– Canto de entrada
·      O que é o canto de entrada e finalidade litúrgica
·      Ritmo
- Ensaio (Canto de entrada) - Vai começar a nossa missa irmãos;
·      Letra
·      Melodia

– Canto de perdão
·      O que é o canto de perdão? (momento de contrição)

 -  Música: Senhor que viestes salvar
·      Meditação sobre a letra
·      Melodia
·      Ensaio



Segundo bloco - (sexta-feira)
2 – Canto de Glória – Louvor ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo –
·      O que é  o canto de glória?

– Meditação sobre a letra
·      Melodia
·      Ensaio

 - Salmo responsorial (pode ser cantado ou recitado)
·      O que é  o salmo responsorial?

 - Meditação sobre a letra
·      Melodia
·      Ensaio

Terceiro bloco: (domingo)
3 - Canto de Aclamação –
·      O que é  o  canto de aclamação?

 – Meditação sobre a letra
·      Melodia
·      Ensaio


 – Canto das Oferendas
·      O que é  o canto das oferendas?

 - Meditação sobre a letra
·      Melodia
·      Ensaio


Quarto bloco: (sexta-feira)
4 – Santo
·      O que é  o canto do Santo? -

 - Meditação sobre a letra – Santo (Monsenhor)
·      Melodia
·      Ensaio

 – Canto do cordeiro
·      O que é  o canto do cordeiro?

- Meditação sobre a letra
·      Melodia
·      Ensaio

Quinto Bloco: (domingo)
5 – Canto de Comunhão
·      O que é o canto de Comunhão
 - Meditação sobre a letra
·      Melodia
·      Ensaio
 – Canto de ação de graças
·      O que é  o canto de ação de graças?
 - Meditação sobre a letra
·      Melodia
·      Ensaio

Sexto bloco –(sexta-feira)
6 – Canto Final
·      O que é  o canto final?
·      Meditação sobre a letra
·      Melodia
·      Ensaio de todos os cantos

Sétimo bloco – (domingo)
– Prática de conjunto – cantando a missa
1   Canto de Entrada
2      Canto de Perdão
3      Salmo reponsorial cantado
4      Canto de Glória
5      Canto de Aclamação ao Evangelho
6      Canto das Oferendas
7      Santo, cantado
8      Cordeiro, cantado
9      Canto de Comunhão
10   Canto Final.

Oitavo bloco – (sexta-feira)
-       Avaliação Final

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DEL BEN, Luciana; HENTSCHKE, liane; Educação Musical, Práricas para Sala de Aula; Aula de Música: do Planejamento e Avaliação à Prática Educativa, 2011, p. 176 – 189.
SOUZA, J. (Org.) Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Programa de Pós-graduação em música da UFRGS, 2000. P. 173-185.

MJCésar






3 comentários: