Aqui compartilho com você minha experiência sobre o ESM 4.
PROJETO
ESM 4
Música
Litúrgica
ROTEIRO DE PROJETO
1. TEMA DO PROJETO: Música Litúrgica
1. TEMA DO PROJETO: Música Litúrgica
2. INTRODUÇÃO:
Este projeto será realizado na Paróquia
Santo Antônio, na Igreja Catedral com um grupo de adolescente – EAC (Encontro
de Amizade Cristã), com mais ou menos 40 adolescentes. Este grupo objetivo
buscar uma formação religiosa, cristã e humana na vivência da amizade cristã e
também ajudar nas Santas Missas animando as celebrações litúrgicas, na liturgia
da palavra, cantos e coletas das ofertas. O trabalho é realizado um do mingo
sim e outro não. As reuniões acontecem todos os
domingos às 09:00h e os ensaios todas as sextas-feiras às 18:00h.
Com
este projeto, pretendo Ajudar na formação litúrgica e musical
dos adolescentes para que cantem com melhor qualidade e melhor conhecimento
musical. Pretendo ainda: Ampliar o repertório musical dos adolescentes,
melhorar a prática musical, trabalhar as possibilidades musicais em conjunto,
trabalhar dinâmica e a expressividade musical – (grave agudo; forte e fraco;
suave, pausa).
Este
projeto justifica-se porque vai possibilitar os adolescentes terem um maior
conhecimento sobre a música litúrgica.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Para Souza (2000, p. 176), “a tarefa básica da música na
educação é fazer contato, promover experiências com possibilidades de expressão
musical e introduzir os conteúdos e as diversas funções da música na sociedade,
sob condições atuais e históricas”. Del Ben, (2001, p. 181), fala sobre a necessidade
de conhecer as realidade dos nossos alunos e compreender como eles se
relacionam com música fora da escola”.
Diante disso observando a participação dos adolescentes fora
do ambiente escolar, percebi que eles tocavam e cantavam na igreja e como “o
objeto primeiro da educação musical é facilitar o acesso à multiplicidade de
manifestações musicais de culturas mais distantes” (p. 171), resolvi criar este
projeto comtemplando a música litúrgica. O mesmo tem como princípio trabalhar a integração entre apreciar
música, ou seja, as diferentes formas de ouvir e perceber a música; executar de
forma consciente e crítica observando elementos presentes na audição também;
desenvolver a criação musical em diferentes situações (arranjos, criação de
motivos rítmicos e melódicos, composição de estruturas musicais etc),
literatura sobre música e teoria musical.
4. OBJETIVO
4.1 GERAL
Formar musicalmente os adolescentes para que cantem a
liturgia com melhor qualidade e conhecimento.
4.2 ESPECÍFICO
Ampliar
o repertório musical;
Melhorar a prática musical;
Trabalhar as possibilidades musicais em conjunto;
Trabalhar dinâmica e a expressividade musical – (grave
agudo; forte; suave e fraco).
5. REPERTÓRIO ou CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O
repertório será:
1 Canto
de Entrada
2 Canto
de Perdão
3 Salmo
reponsorial cantado
4 Canto
de Glória
5 Canto
de Aclamação ao Evangelho
6 Canto
das Oferendas
7 Santo,
cantado
8 Cordeiro,
cantado
9 Canto
de Comunhão
10
Canto Final.
6. METODOLOGIA:
Este projeto será realizado levando em
consideração a literatura sobre música onde os alunos serão instruídos a
respeito de timbre, agógica.
·
Explicar
o sentido da música para o determinado momento litúrgico;
·
Analisar
a letra da música;
·
Escutar
e fazer uma apreciação da música;
·
Tocar
e cantar.
7. RECURSOS DIDÁTICOS:
Apostilas, folhas de canto cifradas
8. RECURSOS MATERIAIS
Violão, pandeiro, atabaque, data show,.
9. AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado mediante
observação pela participação assimilação e execução.
A auto avaliação acontecerá
diariamente, a cada aula através de uma revisão da aula ministrada.
10. CRONOGRAMA
Primeiro
Bloco: – (Domingo)
1–
Canto litúrgico
Apresentação
pessoal e conteúdo programático
·
O que é canto litúrgico?
·
Os diversos cantos na liturgia
–
Canto de entrada
·
O que é o canto de entrada e finalidade
litúrgica
·
Ritmo
- Ensaio (Canto de entrada) - Vai começar a nossa missa
irmãos;
·
Letra
·
Melodia
–
Canto de perdão
·
O que é o canto de perdão? (momento de contrição)
- Música: Senhor que viestes salvar
·
Meditação sobre a letra
·
Melodia
·
Ensaio
Segundo
bloco - (sexta-feira)
2 – Canto de Glória – Louvor ao Pai ao Filho e ao Espírito
Santo –
·
O que é
o canto de glória?
– Meditação sobre a letra
·
Melodia
·
Ensaio
- Salmo responsorial
(pode ser cantado ou recitado)
·
O que é
o salmo responsorial?
- Meditação sobre a
letra
·
Melodia
·
Ensaio
Terceiro
bloco: (domingo)
3 - Canto de Aclamação –
·
O que é
o canto de aclamação?
– Meditação sobre a
letra
·
Melodia
·
Ensaio
– Canto das Oferendas
·
O que é
o canto das oferendas?
- Meditação sobre a
letra
·
Melodia
·
Ensaio
Quarto
bloco: (sexta-feira)
4 – Santo
·
O que é
o canto do Santo? -
- Meditação sobre a
letra – Santo (Monsenhor)
·
Melodia
·
Ensaio
– Canto do cordeiro
·
O que é
o canto do cordeiro?
- Meditação sobre a letra
·
Melodia
·
Ensaio
Quinto
Bloco: (domingo)
5 – Canto de Comunhão
·
O que é o canto de Comunhão
- Meditação sobre a
letra
·
Melodia
·
Ensaio
– Canto de ação de
graças
·
O que é
o canto de ação de graças?
- Meditação sobre a
letra
·
Melodia
·
Ensaio
Sexto
bloco –(sexta-feira)
6 – Canto Final
·
O que é
o canto final?
·
Meditação sobre a letra
·
Melodia
·
Ensaio de todos os cantos
Sétimo
bloco – (domingo)
– Prática de conjunto – cantando a missa
1
Canto de Entrada
2 Canto
de Perdão
3 Salmo
reponsorial cantado
4 Canto
de Glória
5 Canto
de Aclamação ao Evangelho
6 Canto
das Oferendas
7 Santo,
cantado
8 Cordeiro,
cantado
9 Canto
de Comunhão
10 Canto
Final.
Oitavo
bloco – (sexta-feira)
-
Avaliação Final
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DEL BEN,
Luciana; HENTSCHKE, liane; Educação Musical, Práricas para Sala de Aula; Aula
de Música: do Planejamento e Avaliação à Prática Educativa, 2011, p. 176 – 189.
SOUZA, J.
(Org.) Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Programa de Pós-graduação em
música da UFRGS, 2000. P. 173-185.
Reflexões das
praticas docentes aula 1 e 2
1) Para que ensinar
o que estou propondo?
Havia pensado em
uma primeira aula já com algum conteúdo. Mas prefiri somente me apresenrtar e
mostrar o plano e a minha participação efetiva com o grupo. Mostrando a
proposta do estágio que é a formação litúrgica musical.
2) Como ensinar?
Pretendo ensinar
através da percepção, literatura e execussão. Os alunos terão a oportunidade de
ouvir e conhecer músicas de acordo com o contexto litúrgico, através de uma
literatura que abordará cada tipo de música e para que serve e qual o momento
litúrgico deve ser executada.
3) Como meu aluno pode aprender?
O aluno irá
aprender através da apreciação. Será disponibilizado literatura e teremos
vários ensaios.
4) Como avalio
essas aprendizagens?
A avaliação será
feita através de observaçãodiária, participação e interação em relação
as atividades executadas.
,
5) Reflexão sobre o conteúdo estudado
5) Reflexão sobre o conteúdo estudado
Em relação ao
conteúdo estudado, usarei o modelo TeCla, contemplando literatura, apreciação e
execussão.
MJCésar
MJCésar
Reflexões sobre as práticas docentes aula 2 e 3
1) Para que ensinar o que estou propondo?
Estou propondo um
aprendizado coletivo, onde eu e a turma
refletimos juntos sobre a importância da música litúrgica. Para que
ensinar? Ensinar para aprender é ensinando que se aprende.
2) Como ensinar?
São várias as maneiras
de ensinar. Porém neste estágio, estou ensinando dentro de um processo de
transmissão onde os alunos recebem uma instrução lógica sobre o canto em cada
parte da missa. É um ensino em grupo e por meio de processo criativo onde os
alunos são convidados a exercer a criatividade de acordo com a realidade
proposta dentro de cada momento musical litúrgico.
3) Como meu aluno pode aprender?
Para cada canto
litúrgico existe um porque, sendo assim, os alunos aprendem assimilando conceitos:
o que é o canto litúrgico? como dever ser executado os cantos de cada parte da
celebração. Timbre, agógica e andamento.
Aqui é preciso também
“compreender as manifestações culturais”, para que a melodia, a letra e
principalmente o ritmo, seja adaptado a cada cultura a cada comunidade.
4) Como avalio essas aprendizagens?
As aprendizagens neste estágio ESM 4 são
avaliadas mediante observação, pela participação, assimilação
e execução dos alunos.
Acontecerá também uma auto avaliação diariamente. A cada aula através de
uma revisão da aula ministrada, analisando os conteúdos e a receptividade dos
alunos.
5) Reflexão sobre o conteúdo estudado
O conteúdo estudado foi pensado para atender uma
necessidade básica dos membros do grupo EAC – (Encontro de Amizade Cristã).
Eles cantam e ajudam nas celebrações, mas nunca tiveram formação
litúrgica/musical. Segundo os coordenadores do grupo, os adolescentes estão
precisando mesmo de uma formação e inclusive eles mesmos se colocaram à
disposição para participar das aulas com o objetivo de conhecer melhor a música
litúrgica.
MJCésar
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